
Cada vez mais os pacientes estão buscando manipular seus remédios. Por isso eles perguntam aos seus médicos se podem manipular os medicamentos da receita. Sabe o principal motivo? O preço. Os medicamentos manipulados custam bem menos que os industrializados porque o farmacêutico prepara sua receita, embala e entrega diretamente para você. Já na indústria, o medicamento passa por uma longa cadeia de produção, distribuição e transporte até chegar ao seu alcance.
Entretanto, os processos de preparação dos remédios são parecidos e você pode confiar nos manipulados. Basta apenas conversar com seu médico e juntos decidirem a melhor opção para o seu tratamento. Às vezes seu médico prefere que você tome o remédio da drogaria, neste caso, dialogue com ele para saber os motivos.
Além do custo reduzido, os medicamentos manipulados têm outras vantagens como:
- O medicamento manipulado é feito na quantidade exata para seu tratamento, portanto, não há sobras e você paga apenas o que vai utilizar.
- Os componentes da fórmula podem ser escolhidos a dedo, atendendo as necessidades especiais de cada um, por exemplo, se um paciente tem alergia a um componente da fórmula, este pode ser substituído por outro.
- O remédio é manipulado na dosagem exata, assim você não precisa partir o comprimido.
- Muitos medicamentos só estão disponíveis na drogaria na forma de cápsula ou comprimido, sendo que na farmácia de manipulação é possível manipular o mesmo medicamento na forma de xarope. Isso facilita o tratamento de pacientes que não conseguem engolir comprimidos, como idosos ou crianças.
- Para pacientes que utilizam vários medicamentos, na manipulação é possível associar vários remédios em uma só cápsula, contribuindo para a adesão ao tratamento.
Sempre que necessário o médico pode entrar em contato com o Farmacêutico e vice-versa, para tirar eventuais dúvidas, trocar ideias sobre o remédio, garantindo que o remédio seja manipulado da melhor maneira, especialmente para você.